sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Vivaldi - Muito mais do que as quatro estações !

Vivaldi será possivelmente um dos compositores mais ouvidos no mundo inteiro. Cada um de nós já deverá ter ouvido em média - mesmo sem costumar ouvir música clássica - masi de uma duzia de vezes partes das quatro estações.

Para muitos especialistas Vivaldi é um compositor menor (no sentido que não se compara ao génio de Bach por exemplo) porém como vos dissemos este tipo de julgamento fica para outros. Não sei suficiente de música para poder julgar isso.

Uma coisa sei no entanto. Gosto muito de várias obras de Vivaldi. A começar pelas Quatro Estações claro. Já agora só para que saibam cada uma das "estações" é só por si um concerto. Cada um com três andamentos na forma "clássica" do mesmo (prometo que mais para a frente explicarei o que cada uma destas palavras significam).

Vejam por exemplo Nigel Kennedy (sim também falaremos sobre ele mais tarde :-)) a tocar o primeiro andamento do concerto Primavera.



Mas como disse há muito mais do que as quatro estações. Oiçam por exemplo esta estudante tocar um concerto que todos os que estudam violino mais cedo ou mais tarde acabam por ter de aprender.



Se seguiram os links relacionados não deixarão de ter confirmado o que vos disse. Aliás como verão muitas das obras do barroco fazem parte da maioria dos métodos de aprendizagem do Violino. O que é natural porque foi nesse período que se desenvolveram muitas das técnicas do instrumento.

No caso de Vivaldi esse facto é ainda reforçado por ele ter sido professor e ter escrito muitas obras especificamente para as suas alunas ...

Para quem acha que não gosta de música clássica

Lembram-se quando em pequenos os nossos pais nos diziam:
- Já provaste ? Então como é que sabes que não gostas ?

Na música clássica é um pouco a mesma coisa. Muitos de nós achamos que não gostamos simplesmente porque nunca ouvimos com atenção ou porque fomos afastados por concepções intelectuais ou formais.

A música é sempre para ser ouvida com o coração - passe a expressão -nunca com a cabeça. A racionalização sobre o que é bom ou não fica para outros.

Aqui vou apenas procurar mostrar a quem pensa não gostar deste tipo de música algumas peças alguns compositores que por uma razão ou por outra me marcaram, de que gosto particularmente e sobretudo que penso serem fáceis de ouvir.

Porque está claro que neste tipo de música como em todos os demais há obras mais fáceis e outras mais difíceis de apreciar. Começar pelas ultimas só porque fica bem ou porque parece mais erudito é obviamente um disparate.

Vou seguir uma lógica cronológica embora exclua num primeiro tempo a música dita antiga pelas razões anteriormente citadas ... Iremos assim iniciar a nossa viagem no período barroco.

Oportunidades na Amazon