quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Lincoln Portait - Uma obra de Aaron Copland

Conforme referimos esta obra é uma obra para Orquestra e um Narrador com ênfase no sopros. O texto é sobretudo baseado em discursos de Abraham Lincoln especialmente o "Gettysburg Address".

Esta peça foi estreada a 14 de maio de 1942 pela Cincinnati Symphony Orchestra dirigida por Aaron Copland sendo o narrador William Adams. este texto já foi narrado por várias pessoas celebres como referimos entre as quais Barack Obama. Veja neste pequeno vídeo que se segue um extracto desse momento.




Pode também ouvir neste endereço a obra completa dita pelo actor recentemente falecido Paul Newman: http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=4790854
(neste momento não sei porquê os links não estão a funcionar no Blogger).

Quanto à tradução do texto e como prometido aqui vai a minha tentativa. Há quem chame a esta obra anacrónica (o próprio Copland não gostaria especialmente da popularidade que acabou por merecer). Creio porém que essa popularidade é perfeitamente justificada. Trata-se de uma composição notável e em meu entender perene.

"Cidadãos, Não podemos escapar à história."
Isto foi o que disse. Foi o que Abraham Lincoln disse.
"Cidadãos, Não podemos escapar à história. Nós deste congresso e deste governos seremos lembrados apesar de nós próprios. Não existe qualquer desculpa que permita dispensar qualquer um de nós. O julgamento pelo qual passaremos iluminará-nos na honra ou na desonra até á ultima geração. Nós que estamos aqui detemos o poder e suportamos a responsabilidade"
[Mensagem anual ao congresso, 1 de Dezembro de 1862]
Ele nasceu no Kentucky, foi criado no Indiana e viveu em Illinois. E isto foi o que disse. Isto foi o que Abe Lincoln disse.
"Os dogmas do passado tranquilo são inadequados ao presente tumultuoso. A situação está recheada de dificuldade e devemos crescer para a enfrentar. Tal como o nosso caso é novo também nós devemos pensar de novas maneiras e agir de igual forma. Temos de nos libertar de forças externas e então salvaremos o nosso país."
[Mensagem anual ao congresso, 1 de Dezembro de 1862]
Quando de pé tinha seis pés e quatro polgadas de altura e foi isto que disse. Ele disse:
"É a eterna luta entre dois princípios, o certo e o errado, no mundo. É o mesmo principio que diz que deves trabalhares e ganhar o pão e que eu o devo comer. Não importa em que forma se apresenta, se da boca de um Rei que procura explorar o povo da sua própria nação e viver do fruto do seu labor, ou se na forma de uma raça de homens como uma desculpa para escravizar outra raça - é sempre o mesmo principio tirânico"
[Debates Lincoln-Douglas debates, 15 de Outubro de 1858]
Lincoln era um homem calmo. Abe Lincoln era um homem calmo e melancólico. Mas quando falou de democracia, isto foi o que disse. Ele disse:
Tal como não gostaria ser escravo também não não gostaria de ser escravizador. Isto exprime a minha ideia de democracia. tudo o que difere disto, não é democracia"
Abraham Lincoln, décimo sexto presidente dos Estados Unidos, tornou perene a memória dos seus cidadãos. Porque na batalha de Gettysburg foi isto que disse. Ele disse:
"Por estes mortos honrados deveremos ter uma devoção acrescida à causa pela qual deram a ultima medida da devoção. Devemos ter sempre em mente que estes mortos não podem ter morrido em vão. Esta nação terá aqui um novo nascimento de liberdade e que o governo do povo, pelo povo e para o povo não desaparecerá da face da terra"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon