quarta-feira, 23 de abril de 2008

Chopin e o concerto para piano nº 2

Face ao que vos dissemos ontem no caso do período romântico é difícil escolher um compositor pelo qual começar a nossa odisseia.

Lembrei-me então que já publicamos aqui um post sobre Chopin. Foi no início deste blog que assim inaugura o flash-back às suas memórias ...

Desta forma começaremos por Chopin que foi durante algum tempo da minha adolescência o meu compositor preferido. Para que não fiquemos apenas com a memória de um post passado juntemos algum conteúdo fresco.

Falemos então do seu concerto para piano nº2 . Na verdade este concerto foi escrito antes do concerto nº1 tendo apenas sido publicado posteriormente donde resultou a numeração actual. Trata-se de um trabalho bastante clássico na sua forma em três andamentos:

1. Maestoso
2. Larghetto
3. Allegro vivace

Para ilustrar este post gostaríamos de ter Maria João Pires mas não encontramos no You Tube. Desta forma resolvemos fazer esta ilustração com um excepcional pianista Brasileiro chamado Nelson Freire.

Podem ouvir este concerto na integra divido em seis partes : Primeira Parte, Segunda Parte, Terceira Parte, Quarta Parte, Quinta Parte, Sexta Parte

Jogo de destreza musical

Estava a ler alguns blogs que costumo consultar com frequência e num deles mais precisamente no Theatrum Ab esse ad posse encontrei uma referência a um jogo online colocado pela Filarmónica de Berlim que pode jogar aqui.

É um jogo muito engraçado e uma oportunidade para conhecer uma composição do período romântico o que vem mesmo a calhar. Tentem que o Cisne de Saint-Saens não esteja muito longe do original acompanhando o movimento do arco do violoncelo ...

Eu consegui 2951 pontos conforme se documenta. Ao leitor com a melhor pontuação até ao próximo dia 1 de Maio reserva-se um prémio surpresa. Podem tentar as vezes que quiserem :-)

.

Oportunidades na Amazon