sexta-feira, 25 de julho de 2008

Faleceu Randy Pausch ( 23.10.1960 - 25.07, 2008)

Soube há pouco da notícia quase em simultâneo pelo blog Episema e pela subida de pesquisas pelo nome Randy Pausch no Google Trends.

Tinha há pouco tempo lido o seu livro "A ultima aula" uma versão escrita da aula que deu em Carnegie Mellon que confesso me marcou bastante pela ideia de conseguir deixar aos seus filhos uma imagem dos valores que defendia, do que ele era enquanto homem.

Faleceu mas deixou sem dúvida uma lição não só para os seus filhos mas também para todos nós. Pausch merece ser recordado sem dúvida pelo seu software Alice e em geral pela sua brilhante carreira enquanto investigador mas também pela forma como soube viver os últimos dias da sua curta vida. Vejam aqui essa ultima lição porque vale mesmo a pena. É uma hora e vinte de extraordinário significado.

Que Randy Pausch consiga encontrar agora a paz que sempre mostrou procurar.

Schubert - As obras de música sacra

Não sendo o género em que Schubert é mais conhecido não deixou no entanto de ter composto algumas obras significativas. Entre estas escolhemos uma obra da juventude de Schubert. Composta em 1815 a missa nº 2 em Sol Maior foi estreada na paróquia de nascimento do compositor sendo depois quase completamente esquecida até algumas décadas depois da morte do compositor.

Porém gradualmente foi tornando-se relativamente conhecida tendo inclusivamente sido completada na orquestração pelo irmão de Schubert Ferdinand. Isto porque a missa tinha sido composta para a pequena orquestra da paróquia.

Em 1980 descobriram-se partes de orquestração escritas pelo próprio Schubert que também completou a orquestração.

Sendo uma missa "curta" é naturalmente composta por seis partes que pode ouvir e ver numa interpretação do coro Ocean Springs High School Choir e a orquestra de cordas da Universidade do Mississippi do Sul (USM), com a excepção do Sanctus que é interpretado pelo Oslo Vokalensemble Trefoldighetskirken

Kyrie
Gloria
Credo
Sanctus
Benedictus
Agnus Dei

Oportunidades na Amazon