quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Recomendações de Música Clássica ao Vivo

Neste período entre o Natal e o Ano Novo não existem infelizmente muitos concertos que vos possa recomendar, na verdade a maioria da actividade concentra-se após o Ano Novo. Mesmo assim algumas poucas recomendações ...

Começando no Algarve no dia 27 teremos um recital de piano e violino no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé pelas 16:30. Trata-se de um Concerto Conversado com o título - "Um Violino Português" com António Ferreira (Piano) e Tiago Neto (Violino). Serão interpretadas obras de Vianna da Motta, António Fragoso, Frederico de Freitas, Cláudio Carneyro e Croner de Vasconcelos. A entrada neste concerto pedagógico Antena 2 é livre.

Em Lisboa na Escola Superior de Educação Almeida Garrett - ESEAG teremos no dia 29 às 19h um recital de Piano por Manuela Gouveia. Será apresentado o disco "Sonatas" com obras do compositor português Carlos Seixas.

Na invicta cidade do Porto teremos o «Grande Concerto de Ano Novo» pela Festival Orchestra e Strauss Ballet Ensemble na Casa da Música do Porto do dia 27 ao dia 30 pelas 21:30. Serão interpretadas obras de Strauss claro.

Ainda no Porto integrado no ciclo "Concertos Promenade 2008/2009" teremos no Coliseu do Porto um concerto intitulado "Música no Circo" no dia 28 às 11:30 . Neste concerto terão a oportunidade de ouvir a Banda Sinfónica Portuguesa dirigida pelo Maestro Francisco Ferreira. Preçosentre €5 e €10.

Voltando à Madeira após umas semanas de interregno não podíamos deixar de mencionar um concerto de homenagem ao 90º Aniversário do Nascimento de Leonard Bernstein com a OCM dirigida por Rui Massena. Será no dia 29 de Dezembro às 21h no Casino da Madeira.

Ainda na Madeira continuamos a ter a Orquestra de Bandolins da Madeira na Igreja Inglesa dirigida por Eurico Martins no dia 26 de Dezembro às 21h. A entrada é Livre.

Bach - Oratória de Natal (BWV 248)

Por sugestão de uma nossa leitora voltamos hoje ao barroco para terminar a celebração deste dia de Natal. E terminamos esta celebração com a Oratória de Natal de Bach (BWV 248).

Esta composição data do período de Natal de 1734 embora incorpore muitos materiais de peças anteriores. A oratória é constituída por seis partes cada uma destinada a ser interpretada num dia especifico do período de Natal.
  1. O Nascimento
  2. A Anunciação aos Pastores
  3. A Adoração dos Pastores
  4. A circuncisão e o baptismo de Jesus
  5. A viagem dos Reis Magos
  6. A Adoração dos Reis Magos
Não obstante estes factos a unidade da peça é verdadeiramente notável. Fiquem aqui com o primeiro coro da primeira Cantata numa interpretação do "Coro Monteverdi" dirigido por John Eliot Gardiner (também uma sugestão da nossa leitora).

Um dia mais tarde iremos certamente falar desta oratória com o detalhe que merece.

Oportunidades na Amazon