domingo, 16 de outubro de 2011

Yehudi Menuhin (1906-1999) - Segunda Parte

Podem ler a primeira parte desta biografia neste post : Yehudi Menuhin (1916-1999) Primeira Parte.

Entre 1930 e 1938 Menuhin vai multiplicar os concertos e gravações tornando-se uma das estrelas do mundo da música. Sim acreditem ou não nessa época os interpretes de música clássica ainda podiam aspirar à celebridade mundial. É uma distinção duvidosa tendo em consideração o padrão médio dos que hoje a conseguem. Notem que foi há pouco mais de 80 anos, há menos de um século portanto que um interprete clássico conseguia ser uma estrela mediática.

Em 1931 interpreta com a LSO dirigida por Landon Ronald o primeiro concerto para Violino e Orquestra de Max Bruch. Podem ouvir essa interpretação aqui (o primeiro movimento).

Em 1932 grava em Londres o Concerto para Violino de Elgar (com o compositor a dirigir a Orquestra) valendo aliás o comentário do compositor "A forma como este rapaz toca o meu concerto é simplesmente espantosa". Felizmente a net permite-nos hoje voltar a ouvir esse documento histórico, que podem ouvir aqui. A palavra "rapaz" pode ser facilmente explicada pelo facto de Menuhin ter nessa altura 16 anos! Já agora para perceberem melhor nada mais simples do que uma fotografia com o maestro Bruno Walter tirada em 1931.

Ainda nesse mesmo ano grava o duplo concerto de Bach com o seu professor Enescu em Paris com a Filarmónica de Paris dirigida por Pierre Monteux. Dessa gravação não encontro qualquer referência mas em compensação podem ficar aqui com a cadência do primeiro Concerto de Paganini para violino e orquestra também dirigido pelo grande maestro francês.

Em 1935 faz uma tournée mundial com mais de 100 concertos em três continentes (Africa, Europa e Oceania).

Em 1937 estreia o Concerto para Violino de Schumann nos Estados Unidos enquanto entre 1934 e 1936 fazia a primeira gravação integral das Sonatas e Partitas de Bach para Violino Solo.

Como vos referimos na primeira parte desta biografia uma parte substancial da informação para a redacção deste texto foi obtida do Site Menuhin.Org.

Oportunidades na Amazon