sábado, 24 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal só com Bach ...

Que me perdoem alguns dos leitores mais atentos e que terão provavelmente já ouvido a obra que vos vou referir pelo menos uma centena de vezes (exagero só um pouco :-)) mas para mim Natal é Bach e Bach é Natal.

A obra a que faço referência é a Oratória de Natal BWV 248 que foi baseada em várias outras cantatas (BWV 213 a 215). Foi interpretada na forma de Oratória de Natal pela primeira vez no dia 25 de Dezembro de 1734 na Igreja de S. Nicolau em Leipzig (a primeira parte) sendo as partes seguintes interpretadas nos dias 26 e 27 na mesma igreja.

(Para o Primeiro Dia de Natal)
Parte 1 - Movimento 1
Parte 1 - Movimentos 2 a 4
Parte 1 - Movimentos 5 a 9

(Para o Segundo Dia de Natal)
Parte 2 - Movimento 1
Parte 2 - Movimentos 2 a 8
Parte 2 - Movimentos 9 e 10
Parte 2 - Movimentos 11 a 14

(Para o Terceiro Dia de Natal)
Parte 3 - Movimentos 1 a 6
Parte 3 - Movimentos 7 a 10
Parte 3 - Movimentos 11 a 13

O que me faz dizer que Bach é Natal é que na verdade ao ouvir esta música há pouco mais a dizer. A paz que transmite é perfeita, o amor pelo próximo que deixa antever intenso.

A interpretação que escolhi é da Orquestra Barroca Inglesa dirigida por Sir Elliot Gardiner com o Coro Montverdi. Se desejarem ouvir apenas uma das partes (que Deus vos perdoe :-)) escolham a segunda da primeira parte (movimentos 2 a 4) ou o primeiro em que há partes que penso mesmo que Bach convida Deus a dançar com ele (pelo menos eu tenho vontade disso) ... Senão oiçam uma das partes por dia (o melhor conselho que vos dou há já algum tempo) e já têm programa musical até aos primeiros dias do novo ano mesmo admitindo a ausência de novos posts por aqui ...

 

Oportunidades na Amazon