domingo, 3 de junho de 2012

Heinrich Albert (1604-1651)

Embora muito menos conhecido do que o primo Heinrich Schütz de quem falaremos a seguir Heinrich Albert não deixa de ser um músico relevante no período barroco alemão.

Heinrich Albert nasceu a 28 de Junho de 1604 em Lobenstein. Seguindo os desejos da família estudou direito em Leipzig. Depois de ter tentado um esquema para escapar à guerra dos 30 anos e ser preso pelos Suecos acabou por se fixar em Konisgberg onde se fixou. Trabalhou como organista da Catedral a partir de 1930 e até à sua morte a 6 de Outubro de 1651.

O seu trabalho mais conhecido é a recolha de canções intitulada "Arien oder Melodeyen"  (Arias ou Melodias) constituído por 170 composições baseadas em poemas seus ou do seu amigo e também poeta Simon Dach e eventualmente outros poetas alemães membros da Königsberger Dichterkreis uma espécie de sociedade de poetas. Compôs igualmente um número considerável de cânticos destinados à prática da igreja Luterana alguns dos quais continuam a ser utilizados hoje em dia.

Como ilustração da sua música escolhemos vários extractos começando por uma interpretação de Andreas
Scholl  (1: Turpe senex miles, turpe senilis amor 2: Veneris miseras resonare querelas)

 

Depois uma linda canção intitulada "Maio o mês em que o Ano começa". Curiosamente este video contem na verdade duas interpretações da mesma canção ambas excepcionais embora prefira a segunda.



Por fim mais duas cantatas belíssimas  - Wer das Alter schätzt erhaben / Wie ist der Mensch doch so betört




Oportunidades na Amazon