domingo, 5 de maio de 2013

Chabrier, Poulenc, Charles Ives e Britten

Fui ouvir no Sábado a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa com um programa que incluía obras dos compositores que menciono no titulo deste post. Hoje à noite às 22h no São Luís este programa será repetido integrado no Festival da ESML.

Não conhecia a obra de Emmanuel Chabrier (1841-1894) que ouvimos mas confesso que gostei da Suite Pastorale (1888) estreada pela primeira vez em Angers a 4 Novembro de 1888 com a Orquestra dirigida pelo próprio compositor.



Seguiu-se o concerto para Piano e Orquestra de Francis Poulenc (1899-1963). Este concerto para piano composto em 1949 não é muito frequentemente interpretado o que é uma pena considerando as belissimas melodias que contém e uma densidade emocional muito interessante com um segundo andamento que está certamente entre os mais belos adágios dos concertos para piano.



Na segunda parte uma obra de Charles Ives , The Unanswered Question (1906) foi mais uma surpresa interessante.



Por fim podemos ouvir a Sinfonia da Requiem uma obra de Britten de 1940 uma obra que nos deixa absolutamente surpreendidos e emocionalmente esgotados tal a profundidade e energia libertada pela obra.

Oportunidades na Amazon